24 de mai. de 2010

Hakuna Matata

Meus caros leitores perguntaram sobre a alimentação e digestão da falecida Dioneia Carnívora III Júnior (R.I.P - que ela descanse em paz). Entonces, aqui vão informações adaptadas do site http://www.capsaicina.com.br/tag/planta-carnivora a respeito do tema. Afinal, sei que ninguém dormiria sem ter esses dados.
Na planta carnívora, ocorre a secreção de um líquido viscoso, no qual o inseto fica grudado. Ao se debater, o bicho ativa um sistema que faz outras folhas se inclinarem e prendê-lo. Depois, a planta leva dias para digerir e absorver a caça. É uma forma complementar de alimentação, não sendo um mecanismo essencial à sobrevivência. Algo como um lanche do Mc ou pizza no final de semana. Delícia!

Terapia

Segunda-feira, após 7 aulas do colégio. Pálpebras mais pesadas que Faustão carregando bigorna. A psicóloga me cumprimenta:
- Como vai, Vanessa?
- Bem, obrigada.
Beleza. De repente, levanta os desconfiados olhinhos em minha direção. Oh Gosh! Lá vem bomba:
- E como você se sente?
Pausa. Eu?! Cansada, com sono. Maluca para ter alta logo e fazer intercâmbio!!! Limito-me a sorrir:
- Estou ótima! Tranquila, disposta. Bem, muito bem!
- Que bom, porque blá blá blá...
Entro em estado alfa. Viajo para Babilônia por intermináveis quinze segundos. Egito, Croácia... Júpiter. Aí lembro das cem pratas investidas na consulta. Volto à Floripa num flash! A fala acaba e aqueles olhos à la Freud fitam-me novamente:
- E o que você sente sobre isso?
Pausa 2. Com certo esforço, deixo as covinhas aparentes:
- Estou ótima! Tranquila, disposta. Bem, muito bem!